O Exame:
O estudo renal dinâmico com DTPA, vai informar sobre a fase vascular, fase funcional ou parenquimatosa e a fase excretora da função renal. Todos esses parâmetros são de máxima importância na avaliação de várias doenças dos rins como as hidronefroses, obstrução por cálculos renais e doenças renais de várias naturezas.
Como é feito:
Por ser um estudo dinâmico, o material é injetado na veia do paciente e vai ser acompanhado pelo aparelho no seu trajeto, desde a chegada na circulação sanguínea até a sua saída (eliminação) dos rins, demorando no exame, cerca de 30 a 40 minutos.
Orientações:
- O paciente deve ingerir líquidos desde o momento que chega na clínica, para que fique bem hidratado e o exame seja de boa qualidade.
- No caso de crianças, deverá ser questionado sobre a possibilidade de a mesma ficar quietinha durante o tempo do exame, pois precisamos que fique imóvel durante a tomada de imagens.
- Pedir ao paciente que traga os últimos exames como ultrassonografia e exames de urina, se tiver. Cintilografias anteriores são muito necessárias par o estudo comparativo.
- Por conta de tempo de preparo antes do exame, o paciente precisa dispor de tempo para a realização do exame.
- No caso de serem solicitados os outros procedimentos renais: Estudo renal com diurético e cintilografia com DMSA, estes procedimentos serão realizados em dias diferentes, pois precisam de tempo para serem eliminados.
- O procedimento é totalmente inócuo mesmo pra crianças, a dose de radiação é mínima. Exceto pela hidratação não há qualquer outro preparo, a criança pode alimentar-se normalmente.
- O paciente deve ingerir bastante água para ajudar na eliminação do radiofármaco após a realização dos exames.