O Exame:
O estudo renal dinâmico com diurético está indicado no estudo de obstruções ao fluxo urinário, seja por anomalias congênitas já diagnosticadas durante a gestação ou causadas por cálculos urinários e avaliação pós procedimentos cirúrgicos, além dainvestigação de pacientes portadores de ITU, malformação anatômica e outras doenças.
Como é feito:
O estudo renal dinâmico com diurético, sendo um estudo dinâmico, da mesma forma que o estudo renal dinâmico anterior DTPA nas condições basais, o material é injetado na veia do paciente e vai ser acompanhado pelo aparelho no seu trajeto, desde a chegada na circulação sanguínea até a sua saída (eliminação) dos rins, demorando o exame, no todo cerca de 30 a 40 min. A diferença é que aqui será realizada uma prova funcional, que é a injeção de furosemida, acrescentada logo no início da aquisição para que se possa avaliar a resposta da fase excretora.
Orientações:
- Ao chegar na clínica peça ao cliente se hidrate durante uns 30 minutos antes da realização do procedimento. Após esse período ele irá esvaziar a bexiga e sequencialmente iniciar o processo aquisição de imagens. (beber em média cerca de 4 a 6 copos de água ou outros líquidos.
- No caso de crianças, deverá ser questionado sobre a possibilidade de a mesma ficar quieta durante o tempo do exame, pois precisamos que fique imóvel durante a tomada de imagens.
- Pedir ao paciente que traga os últimos exames como ultrassonografia e exames de urina, se tiver. Cintilografias anteriores são muito necessárias par o estudo comparativo.
- O tempo do procedimento inclui: o tempo antes do exame em que vai ser hidratada, o tempo para ser sedada, quando se trata de crianças e o tempo de aquisição das imagens. Tendo sido sedada, esperamos ainda até que a criança seja totalmente despertada, para que possa deixar a clínica com segurança.
- No caso de serem solicitados os outros procedimentos renais: Estudo renal com diurético e cintilografia com DMSA, estes procedimentos serão realizados em dias diferentes, pois precisam de tempo para serem eliminados.
- O procedimento é totalmente inócuo mesmo pra crianças, a dose de radiação é mínima. Exceto pela hidratação não há qualquer outro preparo, a criança pode alimentar-se normalmente.
- O paciente deve ingerir bastante água para ajudar na eliminação do radiofármaco após a realização dos exames.