O Exame:
O divertículo de Meckel é a anomalia congênita mais encontrada do intestino delgado, ocorrendo em cerca de 2% da população, predominando no sexo masculino. O achado característico é hipercaptação focal na projeção do abdômen, mais comumente em fossa ilíaca direita. Esta hiperconcentração é semelhante a captação da mucosa gástrica normal. Este achado baseia-se no fato de que a mucosa gástrica ectópica pode ser encontrada em cerca de 60% dos casos de Divertículo de Meckel ecom maiorfrequência (80 até 90 por cento) nos casos que evoluem com sangramento.
Como é feito:
Após a administração endovenosa do radiofármaco serão adquiridas as imagens por 45 minutos, na projeção anterior de abdómen. O traçador administrado por via endovenosa, é captado pela mucosa gástrica ectópica que está presente em 80 a 90 por cento dos casos de divertículo de Meckel com sangramento digestivo e em outras patologias como o antro gástrico retido e esôfago de Barret.
Orientações:
- O paciente deverá fazer jejum de pelo menos 6 horas;
- Trazer, se houver, resultados de exames relacionados: ultrassom abdominal, tomografia e outros;
- Não existe dano ou risco algum para o paciente (incluindo recém-nascidos e lactentes) pois a dose de radiação recebida é baixa;
- Após o exame o paciente pode voltar a suas atividades diárias normais, sem restrições;
- O paciente deve ingerir bastante água para ajudar na eliminação do radiofármaco após a realização dos exames.